quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Trechos dos capítulos 3 e 4 do livro de Robson Pinheiro - Pelas Ruas de Calcutá - pelo espírito de Madre Teresa

3- REVER CONCEITOS COM INTELIGÊNCIA E SABEDORIA 
"E vós também , pondo nisto mesmo toda a diligência , acrescentai a fé a virtude a ciência "
3 Pedro 1:5

Exitem homens religiosos , homens de fé e homens de ciência . Enquanto com frequência  a religião caminha a passos lentos , a fé consegue por coração nos lugares aonde as pernas não conseguem chegar , ainda não foi capaz de equacionar as questões de ordem transcendente , o que somente seria possível com a ajuda da fé .
Digo que já fui uma religiosa , mas depois de me ver frente a frente com o sofrimento , a desilusão de peoas abandonadas e a falta de esperança de muita gente que encontrei perdida na vida , abandonei a esfera religiosa , passei pela escuridão plena daqueles que procuram e tateiam algo mais além e , no meio dessa escuridão , encontrei a fé que hoje me incentiva a continuar - mesmo depois da morte - á procura da ciência da vida , na esperança de algum dia poder ser mais útil á causa que abracei .
Sem a escuridão que fui obrigada a enfrentar , não encontraria a verdadeira fé . Como religiosa , acostumei-me á fé incutida através de histórias e pregações ; apoiei-me muitas vezes em rezas , orações , ladainha , missas e além disso , em pessoas , que descobri erem tão humana quanto eu mesma . Era uma fé em fundamento , conforme caracteriza-e hoje . Para dar o passo definitivo em direção a uma visão mais ampla , afundei-me na escuridão da minha alma para descobrir dentro de mim a luz da fé operante , da fé que remove montanha . Precisaria remover montanhas , a partir daquele ponto aonde cheguei , uma vez que seria impossível realizar o trabalho que se desenhava á minha frente com o tipo de fé que elaborava ate então . Minha fé infantil precisa transcender a si mesma , e isso só seria possível caso eu não fugisse de mim , da minha realidade íntima . Por mais que buscasse a luz  eu não era somente luz . Essa certeza estava patente em meu interior , mas era algo difícil de traduzir em palavras . Somente experimentado á nova etapa de vida e experiências que me aguardava . Ir além das interpretações ; realizar , enfim.
Estamos todos ainda muito distantes da verdadeira sabedoria  , que nos abriria a visão para penetrar mais fundo nos dilemas da vida e dar passos mais acertados . Então , na falta dessa sabedoria divina , ou mesmo da sabedoria no âmbito mais humano , é inteligente por em prática os ensinamentos de Cristo .
Não me refiro que as religiões sobre Cristo , ou ás filosofias , teologias e elaborações que urgiram a partir dos ensinos dele . Quero me referir aquilo que facilmente e pode notar e interpretar na vida do amado Senhor . Ou seja , seus exemplos e seus ensinos diretos , tais como o AMAI-VOS UNS AOS OUTROS , os quais dizem respeito ao aspecto moral .FAZEIS AOS OUTROS O QUE GOSTARÍEIS QUE VOS FIZESSEM , a chamada regra de ouro do Sermão da montanha , também é um postulado tão claro que não esta sujeito a elucubrações que as religiões  eventualmente desenvolvam a respeito . Coisas simples , como colocar as criancinhas no colo e deixa-las a vontade , ou compartilhar o pouco que e tem
Ao analisar os princípios de Nosso Senhor Jesus Cristo , fico imaginando que é questão de inteligência coloca-los em prática.suas palavras não e restringem a questões religiosas ; muito pelo contrário . Ao le-las , um homem inteligente certamente reconhecerá ali uma ciência humanitária com grandes implicações para a felicidade pessoal e para o bem da civilização como um todo .
Os religiosos mais afoitos vivem afirmando que amam a pessoas á sua volta , que amam os amigos , que amam , amam e ama . Nunca li nada nos Evangelhos sugerindo que Jesus dissesse a Pedro, Tiago , João  "Eu te amo , eu te amo " , indefinidamente . Mas ele o amava!
Então , a ciência do amor não é  ficar falando ou apregoando que e ama fulano , sicrano ou beltrano , anunciando isso aos quatro ventos . Existe uma ciência em amar , e o segredo dessa ciência está na ação muitas vezes silenciosa , mas na ação , na demonstração desse amor cotidiano , muito mais do que em palavras doces  . Definitivamente , amar não é o que se diz por aí;não é banalização da palavra amor , como se faz algumas ou tantas vezes . Amar pode ser, até mesmo , dar a vida pelo objeto do eu amor . Isso foi o que Cristo fez . Quem sabe pode ser anular-se ? Ou não ! Pode ser assumir-se , expressar-se , calar-se ou tomar a frente , dependendo do caso .Seja como for , quem abe pode o amor ser muito mais do que simplesmente dizer "Eu te amo " repetidamente ?
Não quero me ater ao significado de amor , pois essa reflexão pode ser aplicada também a outros ensinamentos de Nosso Senhor . A caridade , por  exemplo , tão apregoada por nós , cristãos . Será mesmo que a caridade defendida por Jesus corresponde aquilo que fizemos dela ?
.....

4 -A POBREZA DE TODOS OS HOMENS E A VERDADEIRA CARIDADE  
" Porque tive fome e deste-me de comer ; tive cede e destes-me de beber ; era estrangeiro e hospedastes-me ;estava nu , e vestistes-me ; adoei , e visitastes-me ; estive na prisão , e foste ver-me .
Então o justos lhe responderão , dizendo:Senhor , quando te vimos com fome , e te demos de comer ? ou com sede , e te demos de beber ?
E quando te vimos estrangeiro , e te hospedamos ?ou nu e te vestimos ? E quando te vimos enfermo , ou na prisão e fomos ver-te ? E respondendo o Rei , lhes dirá :Em verdade em vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos , a mim o fizestes "
Mateus 25:35-40 

Tive imensa dificuldade e convencer aqueles que eram meus superiores eclesiásticos acerca da minha necessidade de viver em comunidade , em meio á sociedade . é claro que não poo culpar quem julga que uma vida em reclusão favoreça a vivência religiosa ou estimule a relação íntima com  Deus . Tive de usar de recursos do mais variados antes de tornar pública minha vocação para viver em meio aos mais pobres e auxilia-los . Tivesse eu seguido á risca os ensinamentos da Igreja que recebi de meus superiores , jami teria realizado sequer 1% daquilo que minhas mãos puderam fazer e meu coração fecundar .
Ás vezes na calada da noite , enquanto as irmãs dormiam , esquivava-me por entre as sombras , trocando o ári por vestes rotas e maquiando-me com lama e sujeira da rua a fim de não me reconhecerem . Somente  mais tarde pude obter o aval do chamados representantes de Cristo na Terra , a fim de fazer então a vontade de Nosso Senhor livre de tais subterfúgios .
Acredito firmemente que , em algum momento da vida da maioria daqueles que querem servir a Cristo , surgirá um impasse que os levará a decidir entre religião e vivência da espiritualidade . Cedo ou tarde , estes se verão na iminência de romper com as atitudes castrativas ou não , a fim de viver mais plenamente o Evangelho de Nosso Senhor e poder manifestar sua vocação sem tantas barreiras .
Não sei como conciliar os exemplos de Nosso Senhor com a vida religiosa entre grades ou muros .
.....
Foi em meio a pobreza que aprendi a desenvolver a espiritualidade .É claro que não quero dizer com minhas palavras que todos devam almejar a vocação de viver entre o pobre e mai humildes . Há aqueles pobres de espírito que vivem aprisionados em apartamentos e mansões com suas misérias sociais , morais e sofrimentos difíceis de imaginar . Eles merecem igual respeito e inspiram trabalho , da mesma forma que os pobres da ruas . Há também os pobres na capacidade de entender , que desafiam o cristão verdadeiro a desbravar o pensamento dessas criaturas e , devidamente , abrir-lhes as portas da compreensão por meio da educação da educação do saber ; afinal , é preciso instigar-lhes a descobrir novas formas de ver a vida.
......
Em síntese , do meu ponto de vista , o contato com a miséria  seja nas favelas ou nas mansões , do habitante da ruas ou dos arranha -céus  , esteja ela vestida de trapos ou de seda , é material farto para o desenvolvimento da espiritualidade .
.....




Nenhum comentário: